Cabaret Curto & Grosso

Ficha Artística por ordem de entrada:

1. Fauna Ibérica de Àfrika Martinez Ferrin
(espectáculo em portunhol) "Porque uivam os lobos? pergunta-se a gente. Podriamos contestar em primeiro lugar que para se comunicar uns com outros. Em segundo lugar para marcar seus territórios. Em terceiro lugar se calhar, para expressar a profunda tristeza do coração de uma espécie que está hoje à beira da extinção e não deixa de se questionar: Onde está a almaaaaaaaa?"

Meu nome é Àfrika. É mesmo assim porque nasci em Barcelona, e na Espanha é um possível nome de mulher, foi o meu pai que escolheu. Chegue a Lisboa faz dois anos agora, a fazer uma formação no c.e.m., depois de estudar a licenciatura em Coreografia e Técnicas de interpretação entre Barcelona, Holanda, Bélgica e Alemanha. Não tenho pressa, mais não paro quieta e tudo me interessa. Gosto imenso, entre outras coisas, de dançar e cantar, e quero voltar a um teatro ritual e primitivo, a uma celebração comunitária. Falo portunhol e me considero também, ibérica.







2. Gertruda e Franz de Alenna Dittrichová com Jonas Lopes
Gertruda e Franz são dois seres intemporais, transversais e omnipresentes, plásticos, moldáveis e simultâneamente reais, podendo ser encontrados nas situações mais caricatas e absurdas. Desta vez encontramo-los cheios de lascívia e erotismo, mas nada é o que parece, e este cravo tem espinhos.  

Jonas Lopes inicia o seu trajecto artístico no Chapitô em 2002. Com um percurso artístico diversificado no circo, dança, teatro e música trabalhando com Margarida Bettencourt coreógrafa, Maria João ou Sofia de Portugal em produções em Portugal, Alemanha, Itália, Macau, Sérvia, Inglaterra entre outros.
De nacionalidade Checa Alena Dittrichová formou-se no Dance Centrum UK, no Conservatório DC, no JAMU e na Escola Superior de Dança. A sua primeira criação, SEKRET, foi nomeada para o Prémio SAZKA 2003. Colaborou com diversos artistas, entre eles Claudie Brumachon, Serge Ambert e Ctibor Turba. Em Portugal desde 2008, integra como bailarina e criadora em 2010 na Companhia Integrada Multidisciplinar – CIM; e em 2012, a Improvisoladanza e a Opus Tutti.




3. Tudo pára mas a vida continua de Mónica Coteriano e Raquel Castro
vejo o fumo do cigarro partir e desfazer- se no ar quente desta terra sem fim. a noite entra sem bater à porta. a alegria deixou-se ficar revastelada na sobreira do Jequitibá.
as meninas tomam banho na esperança que o barro que têm nos pés contem a história do dia! risadas curtas que levam o carnaval a bom porto. as princesas deixam de existir e o cozido vai para  a mesa.saltitam rumores que o passado nos virá visitar. não vejo ninguém a olhar para trás... nem para a frente. os sentidos estão apurados na barriga que canta a desgraça do vizinho. o piano era para ser novo mas o miúdo só tem 9 dedos. as notas brindam a tarde de garoa. o dia parece noite e a noite com certeza será igual a si mesma.

Raquel, há muitas, mas com esta visão única deste mundo e do outro só há uma. Apresento -vos Raquel Castro e não é prima de Fidel. Mãe de muitos, Rainha da Imagem, guerreira de alma segue com a sua câmara na mão sem deixar que a beleza lhe cegue o sentimento. Gravava a sonoridade de Lisboa quando cruza com Lady Bica, seguiu-a e fez um vídeo!
Mónica Coteriano deu os primeiros passos na performance no Cabaret de Domingo mais badalado da cidade. Vestiu inúmeras  personagens,cantou, dançou mas foi nas palavras e performance que estacionou (por enquanto). Black Mamba, Monique do Mundo, Monique mãe e Monique Mito do além, diz o que tem a dizer aqui e ali, em aparições full of soul de voz -veludo que atravessa os ouvidos como cócegas que fazem rir. Esta noite, ela aparece em correspondência curta&grossa de São Paulo, hoje é Lady Bica, e milagre, ela não está aqui, ela não está em Lisboa!

4. Empresa de Limpeza de Bernardo Chatillon / António Mortágua / Daniela Silvestre / Joana Cotrim / Max Rosenheim
Queremos decorar certas frases que consideramos imprescindíveis à nossa memória e vamos exercitar corpo e cabeça e acreditar que o que é nosso pertence a muitos e se há coisas banais ou fundamentais que nos passam pela cabeça, então passará pela cabeça de muitos outros neste lugar que é Lisboa e nesta geração que é a nossa“É preciso apertar o cinto”: FUCK YOU!!

A EMPRESA DE LIMPEZA fundada em 2012, tem por objectivo a prestação de serviços de limpeza, nos mais diversos sectores, o que exige um padrão de qualidade muito elevado em todos os serviços conexos com a sua actividade, trabalhando diariamente com verdadeiro empenho em oferecer o melhor serviço. Garantimos tratamento personalizado dos clientes. Prestar bons serviços e fazê-lo em condições economicamente vantajosas, é o nosso grande objectivo.




5. Corpo (quase) anónimo sob uma bola de espelhos de Anaísa Lopes
É tudo rápido, sem tempo. Um excerto. Construção de um corpo anónimo, do centro para as extremidades, do nu para o vestido, do ausente para o falsamente presente e de regresso ao ausente,  numa interrogação crítica ao que poderá ser ter uma vagina, ter um corpo, ter um público. Colocar questões sem perguntas, rapidamente e sem medo de cair.

Anaísa Lopes nasceu em Lisboa em 1981. Licenciada em Arquitectura pela FA-UTL (2007), concluiu uma pós graduação em Cenografia pela mesma faculdade em 2009. Em 2012 terminou a Licenciatura em Dança pela ESD. As suas áreas principais de pesquisa são o Bbboying, House, Lofting, Waacking, Dança Contemporânea e Tribal Fusion Belly Dance. Apresentou a sua primeira criação “Corpo (i)lógico”,  na Mostra de Criadores Emergentes 2011 – 1º andar, organizado pela Quarta Parede. Apresentou o solo "ii" no Festival Internacional de Solos de Dança Contemporânea 2012, no Centro Cultural Malaposta. Pertence ao grupo ButterflieSoulflow, Jukebox Project e Orchidaceae Urban Fusion.


6. Laissez Moi Danser de Pedro Lacerda/Luís Godinho
Pelo direito de dançar textos pirosos. Amor, amour, love, láska, lief, dashuri, lieben, حب, sevgi, maite, ভালব, любіць, обичам, ಪ್ರ, , , 사랑, renmen, ljubav, kærlighed, láska, ljubezen, amas, armastus, mahalin, rakkaus, wrth eu bodd, მიყვარს, αγάπη, אהבה, liefde, szerelem, ליבע, cinta, grá, elska, amore, , ຮັກ, amare, mīlestība, meilė, љубов, suka, imħabba, elsker, عشق, miłość, dragoste, любить, љубав, upendo, kärlek, ความรัก, அன், , Seja em que língua for.

Pedro Lacerda, finalista do curso de engenharia electrónica e de computadores do ramo de sistemas electrónicos e de computadores. Actor formado.
Luís Godinho, ex-operador de dados do 118, serviço despertar, serviço informativo internacional, serviço totobola, serviço de telegramas, avarias. Actor formado.





7. Cascas D'Ovo De Condorniz de Lander Patrick com Jonas Lopes
Cascas d'ovo de Codorniz é um excerto da peça Cascas d'OvO. Ainda em versão mini, conta-se: Isto não é uma história de amor.

Natural do Brasil, Lander Patrick é um intérprete e coreógrafo independente que vive em Portugal. Com o solo "Noodles Never Break When Boiled", recebeu o 1º prémio no XV Festival of Choreographic Miniatures (SRV). Apresenta as suas criações na Alemanha, Itália, EUA e Portugal. Como intérprete, colabora com LuÌs Guerra, Joana Antunes e Tomaz Simatovic (SLO). Licenciado pela Escola Superior de Dança, onde articulou a sua formação com a E.D.C.N. Em 2011 recebe uma bolsa Erasmus para a ArtEZ hogeschool voor den Kunsten (NL).


8. Crazyinsaneclownjourney de Øyvind Jørgensen e Mariana L. Ferreira
The Crazyinsaneclownjourney (ou o que a imprensa deveria escrever sobre) é um cocktail de pequenos actos absurdos. Uma autêntica palhaçada do principio ao principal.Um processo em progresso.

Øyvind Jørgensen trabalha como coreógrafo, bailarino, produtor e professor. Estudou na Academia Nacional das Artes de Oslo, na Academia de Dança e subsequentemente estudou dois anos na Martha Graham School of Contemporary Dance. Como bailarino colaborou com diversos gupos desde 1985. As suas produções próprias rondam à volta de 45, além de um número de trabalhos comissionados. 
Mariana L. Ferreira trabalha como actriz, artista de circo, operadora de palco, criadora e professora. Adquiriu diplomas na Escola Profissional Balleteatro; Dell'Arte International, EUA; Circomedia, R.U.; e um Bacharelato de 3 anos em Teatro na Norwegian Theatre Academy, Noruega. Colabora profissionalmente com vários artistas internacionais de teatro, circo e dança, assim como também desenvolve os seus próprios projectos.


Participação Especial no Cabaret: Goreti

Sem comentários:

Enviar um comentário